Por que o Twitter é uma ferramenta tão importante para a comunidade de programadores?

Estou a muito tempo aprendendo a utilizar o Twitter, são apenas 140 caracteres, o que exige uma capacidade de sintaxe inacreditável, e muitas funções escondidas e nenhuma delas é intuitiva (por exemplo os símbolos: @, #, RT). Inicialmente o Twitter se define com uma ferramenta de microblog, o que leva as pessoas, misteriosamente, a pensar que blog significa diário, o que não faz o menor sentido. Certamente você acessa vários blogs e nenhum deles é um diário, eles são uma fonte de noticias e opiniões sobre diversos temas. E realmente o Twitter é de fato um meio para divulgar noticias e opiniões.

Querendo ou não o Twitter se tornou o meio padrão para noticiar os comunicados oficiais, que por si só já seria um bom motivo para o programador que deseja estar sempre ligado com os futuros e recentes updates de suas ferramentas de trabalho. Alem de ser também um meio de suporte para essas ferramentas, através da comunidade ou falando diretamente com o twitter da empresa responsável. É uma ferramenta também para receber noticias dos eventos locais que estão acontecendo na sua região, o que naturalmente provoca você a participar mais de sua comunidade local de desenvolvedores, e por sua vez conhecer mais pessoas e oportunidades.

Outra boa utilidade para o Twitter é conhecer a opinião de pessoas relevantes da comunidade de desenvolvimento sobre os mesmos assuntos que você tem interesse. A grande recomendação é seguir pessoas e não as empresas (que estão ali mesmo para divulgar seus produtos). Se você gosta de uma empresa, procure o twitter de seus funcionários, será uma excelente forma de conhecer melhor como essa empresa pensa.

Pessoalmente, posto vários pensamentos e opiniões no Twitter e na maioria das vezes eu me sinto como se estivesse falando para o vento, mas na verdade o Twitter é uma grande sala onde todos estão falando ao mesmo tempo. É preciso se relacionar com as pessoas e não com a ferramenta. Participando cada vez mais da comunidade de software, consegui cada vez mais contato com outros desenvolvedores. Quando comecei a desenvolver um jogo, ajudei e fui ajudado por varias pessoas, estas que também estavam engajadas na comunidade de indie games, tínhamos um interesse em comum.

Mas na maioria das vezes eu uso o Twitter sem tuitar, não tem nada de errado com isso. Eu recebo um feed de noticias das quais eu escolhi ao longo do período, as vezes eu tomo a iniciativa de começar a seguir deliberadamente varias pessoas que estão relacionadas a tecnologia que estou mais interessado no momento e com o tempo vou filtrando quem é relevante para mim ou não. Estar conectado é importante, e oportunidades podem estar somente a alguns follows de você.

Gostou ou não desse post? Vamos conversar http://twitter.com/gabriel_araujo

 
2
Kudos
 
2
Kudos

Now read this

A oportunidade de aprender a ler e escrever código

Certo dia, a muito tempo atrás, estava visitando uma tia e por algum motivo maluco encontrei um livro que prometia me ensinar Java em 21 dias, como estava no terceiro semestre da faculdade, tendo aulas de C++, resolvi encarar o desafio... Continue →